A partir de 2035, todos os carros novos que entram no mercado não podem emitir CO2. Por outras palavras, os automóveis a gasóleo, a gasolina, híbridos e de duplo combustível com alguma forma de gás deixarão de ser comercializados a partir desse ano. O único carro que estará disponível no mercado será o elétrico. 

Graças ao grande protagonismo que os veículos elétricos estão a adquirir, na Otovo oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de incorporar carregadores de carros eléctricos nas suas instalações de painéis solares.

Apesar de Portugal estar entre os países europeus com mais de 10 carregadores por cada 100 quilómetros, ter um carregador para carros elétricos em casa facilita a vida de qualquer consumidor. 


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O que é um carregador de carro elétrico e como funciona?


Os carregadores de carros elétricos são dispositivos essenciais para carregar veículos movidos exclusivamente a eletricidade.

Quando utilizados em casa, se o cabo de ligação não estiver ligado diretamente à tomada,  são normalmente montados na parede, a uma curta distância do local onde o carro está estacionado. 

Embora a instalação do carregador para carros elétricos não seja particularmente complicada, é sempre recomendável que seja efetuada por um instalador autorizado.

Uma vez instalado, basta ligar o cabo do automóvel à tomada. Consoante o tipo de bateria, o próprio automóvel escolhe a potência de carga para efetuar o carregamento em segurança.

Existem vários tipos de carregadores para carros elétricos disponíveis no mercado, cada um designado para atender às necessidades específicas de diferentes marcas e modelos de veículos elétricos e híbridos plug-in. 

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Veja a seguir os diferentes tipos de carregadores para carros elétricos e as suas características.


Tipos de carregadores para carros elétricos


Existem principalmente 5 tipos de carregadores para veículos eléctricos, com base no tipo de conector:

  • Conector Schuko
  • Conector Tipo 1
  • Conector Tipo 2
  • Conector único combinado
  • Conector CHAdeMO


O conector Schuko é a tomada doméstica tradicional, a mesma que utilizamos para um eletrodoméstico. A principal vantagem destes tipos de conectores é que são compatíveis com todos os carros elétricos. No entanto, não é a melhor forma de carregar um veículo, uma vez que o carregamento é muito lento.

O conector de tipo 1 é o primeiro conector a ser fabricado especificamente para o carregamento de automóveis elétricos. Este modelo é monofásico e pode suportar dois níveis de carregamento de corrente alternada, permitindo assim alguma flexibilidade em termos de velocidade de carregamento.

Devido à sua popularidade e confiabilidade, o conector do tipo 1 é uma escolha popular para muitos fabricantes de carros elétricos, especialmente nos mercados norte-americano e asiático.

Também conhecido como Mennekes, o conector do tipo 2 é o mais utilizado na Europa. O nome  Mennekes vem da marca alemã que o desenvolveu, tornando-se numa referência no setor. 

Este conector é particularmente versátil, pois é compatível tanto com instalações monofásicas como trifásicas . Este equipamento permite uma maior flexibilidade, facilitando a adaptação a diferentes necessidades de carregamento.

Em instalações monofásicas, o conector do tipo 2 suporta potências mais baixas, adequadas para o uso doméstico. Com instalações trifásicas, no entanto, pode suportar potências mais elevadas, reduzindo significativamente os tempos de carregamento e tornando-o ideal para estações de carregamento públicas e instalações domésticas avançadas.

Ao contrário dos outros carregadores apresentados até agora, que carregam com corrente alternada, o carregador combinado único para veículos eléctricos carrega tanto com corrente alternada como com corrente contínua.

O carregador CHAdeMO para veículos eléctricos, embora menos comum, é o mais versátil de todos. É um carregador trifásico que utiliza a corrente contínua de alta velocidade. Além disso, é bidirecional, ou seja, se necessário, o automóvel pode ser convertido em fornecedor de eletricidade. É mais comum no mercado japonês. 


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Carga e potência de carregadores de carros elétricos


Para além do tipo de conector, os carregadores para carros elétricos são classificados por modo de carregamento:

  • Modo 1
  • Modo 2
  • Modo 3
  • Modo 4

O modo de carregamento 1 é um sistema obsoleto que já não é utilizado, pois apresenta um risco elevado de sobreaquecimento. A energia vai diretamente da tomada para o veículo sem uma unidade de controlo entre os dois.

O modo 2, ao contrário do anterior, tem uma unidade de controlo de carga que corta a alimentação quando deteta uma anomalia. Pode ser utilizado com automóveis híbridos elétricos.

Já o modo 3 possui a tecnologia mais avançada e é compatível com os carros híbridos plug-in. Neste caso, o cabo não é ligado diretamente à tomada doméstica, é instalada uma wallbox na parede. Isto assegura um controlo inteligente do carregamento. 

O modo 4 não funciona com carros híbridos, mas apenas com automóveis elétricos. É geralmente o modo utilizado nos carregadores de postes em locais públicos.


Finalmente, no que diz respeito às categorias de carregadores para veículos elétricos, estas também se dividem em função da potência, o que determina a velocidade do carregamento. No entanto, a capacidade máxima de carregamento será limitada pela potência do carregador e pela potência contratada da própria casa.

Neste sentido, existem carregadores de:

  • Até 3,7 kW
  • 7,4 kW
  • 11 kW
  • 22 kW


Carros elétricos e o autoconsumo


Na Otovo, apostamos nos carregadores elétricos por diversas razões: 

  • Os carros elétricos são um meio de transporte com zero emissões
  • A legislação europeia incentiva a utilização de automóveis elétricos
  • As nossas instalações de autoconsumo tornam o carregamento doméstico de veículos eléctricos particularmente rentável

Se o carregamento for efetuado durante o dia, o custo pode ser zero. Se o carregamento for efetuado durante a noite, o sistema de autoconsumo continua a ser mais rentável.


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Para além disso, se a casa tiver uma bateria solar incorporada no sistema fotovoltaico, a poupança pode ser ainda maior, uma vez que o carro elétrico pode ser carregado com a energia armazenada na bateria a qualquer hora do dia.


Quanto custa carregar carros elétricos?


Se quiser saber exatamente quanto custa carregar um determinado carro elétrico, basta multiplicar o preço da eletricidade, em kWh, pela capacidade da bateria do carro, em kWh. 

No entanto, no caso do autoconsumo, estes cálculos são genéricos, uma vez que o custo final depende muito da instalação fotovoltaica, dos hábitos de consumo da casa, etc., visto que o carro pode ser carregado por autoconsumo no momento, ou com baterias, ou com energia da rede elétrica.

Veja a seguir mais características sobre os carregadores de carros elétricos, nomeadamente, quanto tempo demora um veículo a ser carregado.

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?


O tempo de carregamento do carro elétrico depende da potência do carregador e da potência da casa. O carro elétrico carregará sempre com base na potência mais baixa.

Por exemplo: se tivermos um carro de 11 kW, um carregador de 7,4 kW, mas a potência de pico da instalação de autoconsumo for de 4 kWp, a potência que chegará ao carro é a mais baixa.

No entanto, se tiver um contrato de 5.75 kW e uma instalação fotovoltaica de 4 kW, pode carregar até 9 kW.

O tempo de carregamento também depende do tipo de carregador.

O carregamento normal é autorizado em habitações, parques de estacionamento ou na via pública. 

Este é efetuado em corrente alternada (monofásica ou trifásica), com carga em modo 3. A título de exemplo, se assumirmos a bateria do Tesla Model 3 base (~ 60 kWh), permite uma potência de 3,7 kW em monofásico, o que se traduz num tempo de carregamento de 16 horas e até 22 kW em trifásico, o que representa 2h40 hora para o veículo ser carregado.

O carregamento mais rápido pode ser em estações de serviço, em parques de estacionamento e lugares designados especificamente para carregar carros elétricos. 

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