Se os painéis são instalados no telhado, como é feito o abastecimento de toda a instalação elétrica da casa? É um processo de várias etapas que explicamos já a seguir, desde a instalação do projeto até à produção e os registos.


Etapas que antecedem a instalação de painéis solares


A primeira etapa é obter uma proposta de instalação fotovoltaica personalizada à sua habitação e uma análise do consumo anual.

A segunda etapa envolve a realização de um estudo prévio da tipologia e orientação do seu telhado, assim como das possíveis sombras associadas. Este trabalho é concretizado por uma equipa de profissionais especializados na instalação de painéis solares. É determinado se são cumpridos todos os requisitos para a instalação de painéis solares.

Uma vez concluída esta etapa, são iniciados os procedimentos administrativos pertinentes.
Depois de cumpridas todas as etapas anteriores, a instalação fotovoltaica pode ser realizada no seu telhado.


Insira o seu endereço e obtenha um orçamento estimado em menos de 1 minuto.


Como é realizada a instalação de painéis solares?


Explicamos-lhe, passo a passo e a metodologia de montagem dos painéis solares fotovoltaicos. No entanto, é necessário ter em mente que se trata de um processo minucioso que deve ser realizado com o maior cuidado pelo técnico responsável para garantir o melhor funcionamento do sistema e evitar problemas futuros.


Primeira etapa: montagem dos suportes do sistema fotovoltaico


Antes da colocação dos painéis solares no telhado, é necessário colocar os suportes para os mesmos. Telhados com tipologias e inclinações diferentes exigem estruturas a utilizar também diferentes.

Assim, ao contrário de um telhado plano onde os módulos devem ser inclinados de uma certa forma para obter a maior eficiência possível do sistema e também para lastrar a estrutura para evitar o chamado "efeito vela" (i.e., para garantir que os painéis e a estrutura não "voam" devido ao vento), a estrutura de suporte num telhado cujos módulos são colocados de forma coplanar é diferente.

Referral


Segunda etapa: Fixação no telhado dos painéis solares


Depois de a estrutura estar montada, é necessário fixá-la ao telhado e colocar os painéis fotovoltaicos. Dependendo da tipologia e da inclinação do telhado, este processo é executado de diferentes formas.

O mais habitual é que o telhado seja inclinado (em Portugal, a grande maioria dos telhados tem uma inclinação entre 20º e 35º, o que favorece o rendimento da nossa instalação) e de telhas do tipo árabe, embora possam existir casos diferentes, como telhas de ardósia ou telhados planos cobertos com tela asfáltica, entre outros. A ancoragem da estrutura de suporte difere em função do telhado sobre o qual será assente.

Uma vez a estrutura ancorada sobre o telhado, os módulos são colocados e fixados no mesmo, sendo depois interligados entre si e por último ligados ao inversor.


Faça um orçamento grátis!

Terceira etapa: Ligação ao inversor elétrico


A interligação dos painéis é realizada em série entre os módulos de uma mesma fila ou string, e em paralelo para ligar as filas entre si, em função da configuração dos painéis/inversores. Isto é realizado através dos chamados conectores MC4 para ligar os módulos em paralelo, ou diretamente ao inversor. É importante realizar um aperto forte dos conectores, já que uma má ligação terá um impacto negativo no rendimento global da instalação, ocasionando possíveis problemas como os chamados pontos quentes, que também podem afetar a própria estrutura do painel.

Desta forma, a geração elétrica total do sistema de módulos é conduzida a um mesmo ponto, cujo destino final é o inversor.

Por último, é realizada uma ligação em paralelo, que pode ser efetuada diretamente no inversor, completando assim a parte da instalação de corrente contínua (CC), e conduzindo assim toda a energia recolhida por cada painel através da radiação solar na forma de corrente elétrica até o inversor, que está localizado num ponto próximo do quadro elétrico da habitação.

É importante que o inversor esteja protegido dos raios solares, ou seja, não deve ser colocado no lado sul da habitação, dado que o seu rendimento pode ser afetado pelo aquecimento, sendo por isso recomendável colocá-lo no interior da habitação ou, na impossibilidade de o colocar no exterior, dotá-lo de algum elemento de proteção.

A função do inversor é apenas converter a eletricidade que recebe na forma de corrente contínua em corrente alternada, que é a que utilizamos diariamente nas nossas casas. Esta transformação é realizada automaticamente pelo inversor, com uma magnitude e uma frequência específicas, para que possamos desfrutar da mesma sem maiores preocupações.

Finalmente, o inversor é ligado ao quadro elétrico, como se fosse um circuito independente da habitação, concluindo assim a instalação de corrente alterna (CA).


Quarta etapa: Ligação das baterias


Se optar por armazenar a energia que gera, para além de saber como instalar os painéis solares na sua casa, também terá interesse em saber como é realizada a ligação das baterias.

Em primeiro lugar, precisa de um inversor híbrido capaz de gerir a carga e a descarga das baterias, já que são o elemento mais caro e delicado do sistema. A capacidade de armazenamento das suas baterias dependerá da sua necessidade e do campo fotovoltaico instalado.

Dependendo da tensão e da capacidade necessária, existe mais do que uma forma de o fazer. A ligação das baterias pode ser feita em paralelo, em série ou em série e em paralelo, sempre com baterias iguais. No caso das ligações em paralelo, a capacidade das baterias é duplicada, mas mantém-se a mesma tensão. No caso da ligação em série, os resultados obtidos são opostos: mantém-se a capacidade das baterias, mas a tensão é duplicada. Por último, se optar por uma ligação em série e em paralelo, tanto a capacidade como a tensão são duplicadas.


Faça um orçamento!

Conclusão


A instalação de painéis solares consiste em:

Agora que já falamos sobre como se instalam os painéis solares, já sabe que a instalação de painéis fotovoltaicos é um trabalho minucioso e complicado para pessoas sem conhecimentos elétricos, sendo por isso recomendável deixá-lo sempre nas mãos de profissionais do setor com experiência neste tipo de instalações.

Faça um orçamento!
Subscreveu com sucesso o Otovo Blog Portugal
Bem-vindo de volta! Entrou com sucesso
Fantástico! Inscreveu-se com sucesso
O seu link expirou
Sucesso! Consulte o seu email para o link mágico de inscrição